Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

A importância da limpeza da caixa d’água

caixa d´água

Você já parou para pensar há quanto tempo sua caixa d’água não é limpa? Afinal, não adianta receber água tratada e potável pelo sistema de abastecimento da cidade, se você não tomar os cuidados necessários para o armazenamento correto do líquido que será usado para consumo, banho, limpeza e para todas as atividades diárias de sua família.

Uma vez distribuída adequadamente pelas companhias de saneamento básico, a responsabilidade de armazenamento e os cuidados para garantir a qualidade da água é do consumidor, e a falta da prática de limpeza periódica da caixa d’água faz com que ela acumule detritos e diversos agentes transmissores de doenças.

Assim, para facilitar esse processo, a Fortlev, líder nacional e maior empresa de reservatórios de água do Brasil, dá algumas dicas básicas para que você mesmo possa fazer a higienização da sua caixa. Escolha um fim de semana tranquilo, separe os materiais necessários e siga o passo a passo abaixo, lembrando-se de uma informação muito importante: nunca utilize objetos abrasivos na limpeza, como esponja de aço, vassouras e escovas de cerdas metálicas ou de cerdas plásticas duras, o que pode tornar as paredes internas ásperas e, consequentemente, facilitar a fixação de impurezas e a proliferação de microrganismos nocivos à saúde. 

Passo a Passo 

1- Feche o registro de entrada para impedir a entrada de água no reservatório.

2- Comece a esvaziar a caixa d’água, mas não jogue a água fora. Tente reaproveitá-la para limpeza de calçada, limpeza de pátio ou rega de jardim, por exemplo.

3- Não esvazie completamente a caixa d’água. Mantenha nela uma quantidade de água suficiente para ser utilizada na limpeza.

4- Feche o registro de saída e esfregue as paredes e o fundo da caixa d’água utilizando apenas pano e escova de cerdas plásticas macias. Nunca use sabão, detergente ou qualquer outro produto químico na limpeza.

5- Se for necessário, retire o excesso de sujeira utilizando pá plástica, balde e panos. Nunca utilize objetos metálicos, cortantes ou pontiagudos. Deixe a caixa d’água completamente limpa.

6- Mantenha o registro de saída fechado, abra o registro de entrada e deixe a caixa d’água encher até quase completamente.

7- Quando ela estiver quase cheia feche o registro de entrada e acrescente um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório. Exemplo: Para caixa de 500 litros usar meio litro de água sanitária; para caixa de 2.000 litros usar dois litros de água sanitária.

8- Mantenha a caixa d’água assim durante duas horas. Não utilize de forma alguma a água da caixa durante esse período.

9- Após o período de duas horas esvazie a caixa d’água abrindo o registro de limpeza. Caso a caixa não tenha esse registro, abra o de saída. Reaproveite essa água para limpar a tampa do reservatório e na limpeza apenas de pisos e calçadas.

10- Tampe adequadamente a caixa d’água, impossibilitando a entrada de insetos, pequenos animais e sujeira (isso evita a contaminação da água e a transmissão de doenças).  Abra o registro de entrada de água e anote do lado de fora da caixa a data da limpeza.