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Carros mais seguros protegem crianças nos acidentes de trânsito

Cadeirinha

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os acidentes de trânsito se tornaram uma epidemia global e as crianças são um dos grupos mais vulneráveis. No Brasil, a Lei da Cadeirinha, em vigor desde 2010, obriga que crianças menores de 7 anos e meio usem os dispositivos de retenção veicular adequados a seu peso e idade e já ajudou a reduzir em 23% o número de mortes de crianças nos acidentes de trânsito, de acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2012.

A indústria automobilística, ciente do desafio de proteger seus passageiros, investe em pesquisas e já evoluiu na melhoria de alguns itens de proteção. Um deles é o sistema Isofix, criado para facilitar a fixação da cadeirinha ao banco traseiro dos veículos, presente em alguns modelos mais modernos de veículos nacionais e importados. A tecnologia, segundo os especialistas, além de facilitar a instalação da cadeirinha, é muito mais segura que a adaptação brasileira com uso do cinto de segurança, uma vez que os seus dispositivos de retenção distribuem a força de impacto, ajudando o corpo a desacelerar, protegendo a cabeça e a coluna vertebral, e prevenindo a expulsão.

“Com certeza, é muito mais seguro. Com o Isofix, a cadeira fica presa na carroceria do veículo, de forma mais bem posicionada, possibilitando uma eficiência maior do que somente com o cinto”, explica o diretor do grupo Contauto, Apolo Figueiredo Rizk. Nos testes realizados pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), os veículos mais bem avaliados em segurança infantil possuíam Isofix, como os modelos da Ford: Novo Ecosport, Fusion, Edge e New Fiesta.

A Ford dispõe de um conjunto de cadeira infantil e bebê-conforto, certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), além de adotar em seus veículos o sistema Isofix. O Inmetro estabeleceu critérios para a certificação das cadeirinhas Isofix no Brasil e a Ford foi a primeira a patrocinar junto ao órgão os testes para a certificação das cadeirinhas marca Britax, produzidas na Europa.

Mais segurança

Além da cadeirinha, outros itens garantem mais segurança para as crianças e, consequentemente, para os demais ocupantes de um veículo. Nem todos são obrigatórios nos carros nacionais, embora façam grande diferença quando o objetivo é preservar vidas. Todos os modelos da Ford contam com:

Barras lateraisInvisíveis, mas de grande importância, as barras são compostas de estruturas metálicas que utilizam aços de alta resistência, um material bem mais rígido que o restante da carroceria. Montadas no interior das portas dos automóveis, na altura dos ocupantes, elas têm a função de proteger passageiros e motorista do veículo em colisões laterais.

Encosto de cabeçaPeça fundamental para evitar lesões na coluna cervical pelo “efeito chicote”, em casos de batida na traseira. O seu uso pode prevenir graves lesões em caso de acidente. Especialistas salientam que o apoio deve estar disponível para todos os ocupantes.

Airbags - Item de segurança mais famoso, o airbag pode estar instalado nas bolsas frontais, nas laterais, nos vidros e até na altura das pernas do motorista, dependendo do modelo do veículo. O objetivo do sistema é minimizar a força de um impacto nos ocupantes, protegendo principalmente o rosto, o peito e a coluna.

Como escolher a cadeirinha

Alguns aspectos devem ser levados em consideração na escolha da cadeirinha certa para as várias fases da criança. Confira:

Bebê-conforto - Deve ser usado apenas para recém-nascidos com até 13 kg, ou 1 ano, ou quando a cabeça do bebê estiver próxima do topo da concha. Precisa ser sempre instalado de costas para o movimento do veículo.

Cadeirinha de Segurança – Para crianças de 9 a 18 kg, ou até 4 anos, quando tiverem pleno controle do pescoço e da cabeça. Deve estar voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás.

Assento de Elevação (booster) – Para crianças de 15 a 36 kg, ou 4 a 10 anos. Deve ser usado sempre com o cinto de segurança de três pontos e no banco traseiro.

Cinto de segurança – Indicado para crianças com no mínimo 1,45 m de altura.