Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Folgazões inaugura sede própria com lançamento da peça O Outro

 O mês de março ficará marcado na história da Folgazões Companhia de Artes Cênicas por dois motivos especiais. No próximo dia 13, às 20h30, o grupo capixaba de teatro abre as portas da sua sede própria, localizada na Rua Nestor Gomes, Centro de Vitória, após reforma para adequação do espaço às suas atividades. Na ocasião, a trupe, formada pelos atores Duílio Kuster, Wyller Villaças e Foca Magalhães e pelas atrizes Geruza Vergna e Vanessa Darmani, estreia sua nova peça chamada O Outro.

Adaptação do conto Lúcifer, da escritora Guiomar de Grammont, que nasceu em 1963 e vive em Ouro Preto (MG), o espetáculo é resultado do Edital de Residência Artística 2013 da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, por meio de recursos do Funcultura. A montagem, com duração em torno de 1 hora, discute a vida humana a partir do mito da existência de Deus e o Diabo. A linguagem é realista e o grupo traz para a cena elementos diferentes dos trabalhados até então. “É algo novo para nós, uma nova estética, mais intimista, e que não bebe das fontes populares, apesar do tema ser popular”, explica Wyller Villaças.

Com tradição em teatro de rua, a Folgazões investe em sua segunda peça para ambientes fechados. “Criamos um espetáculo para espaços alternativos, como nossa sede, agora com a reforma, nada mais pertinente. Além disso, é uma inquietação do grupo por novos caminhos, por ampliar a experiência de até então. Podendo ser adaptado até para o palco italiano (palcos encontrados nos teatros tradicionais), se surgir essa demanda”, comenta Foca Magalhães.

Apesar do envolvimento de todo o grupo na produção, atuam diretamente em O Outro os atores Foca e Duílio, interpretando Lúcifer e o homem, respectivamente. No dia 13 acontecerá a estreia para convidados e imprensa e partir do dia 14 estará aberta a temporada de apresentações ao público até o final de semana seguinte, sempre às 20h30.

Intercâmbio para criação

O processo de criação da peça O Outro, da Folgazões, contou com uma particularidade, pois consistiu de um intercâmbio do grupo capixaba com o ator e diretor Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), uma das mais importantes companhias de teatro do país e uma das mais conhecidas fora do Brasil, como Europa e América do Norte. O diretor, durante diversos encontros, reuniões e ensaios, dirigiu o grupo e compartilhou experiências. “Trouxemos a experiência de 32 anos do Galpão, promovendo este intercâmbio ES-MG, e isso foi muito importante para o crescimento e aprendizado da Folgazões”, comenta Chico.

Serviço

13 de março, às 20h30: estreia para convidados e imprensa

14 a 16 de março, às 20h30: espetáculos abertos ao público

21 e 22 de março, às 20h30: espetáculos abertos ao público