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Projeto sobre Neuromarketing desenvolvido por capixaba é selecionado para apresentação nos Estados Unidos

Antony Moreira_baixa

Por apresentar um novo paradigma nas relações de consumo, o Neuromarketing vem ganhando cada vez mais relevância no cenário corporativo, e entre os brasileiros que dedicam-se ao aprofundamento nessa nova ciência está o profissional de marketing  capixaba Antony Moreira, diretor da Boomerang Inteligência. Ele faz parte de um seleto grupo de oito pesquisadores escolhidos para desenvolver um trabalho pioneiro na América Latina sobre a neurociência aplicada aos negócios no Brasil, sob comando do professor PhD Marcelo Peruzzo, um dos maiores especialistas no assunto. Os resultados desse estudo serão apresentados, como tese de mestrado, no Interbusiness Orlando 2015, evento internacional sobre negócios, finanças, coach e comportamento, realizado entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, nos Estados Unidos.

Na ocasião, apenas os projetos mais inovadores em Neuromarketing foram selecionados para integrarem o evento, onde serão apresentados para mais de 400 participantes. O trabalho do capixaba, intitulado “Democratização do Neuromarketing” e desenvolvido com a chancela da Florida Christian University (FCU), aborda os estados emocionais que cercam a decisão de uma compra e como pequenas mudanças na relação cliente e mercado podem trazer resultados positivos para ambos os lados nesse cenário de crise. “O ser humano decide o que quer em 90% das vezes de maneira inconsciente, e os estudos geram técnicas e ações que levam ao caminho decisório das pessoas, acessando suas áreas inconscientes”, acrescenta.

O interesse por entender o que pensa o consumidor não é novidade, mas os estudos neurocientíficos trazem uma nova luz sobre o assunto, inclusive para testar comerciais e peças de ponto de venda antes de serem lançadas, melhorando o atendimento aos clientes e transformando a experiência de venda num ato transparente e positivo. “As pequenas e médias empresas brasileiras precisam conhecer e aplicar mais as informações sobre o funcionamento do comportamento humano a fim de criar um relacionamento verdadeiro que irá convergir para gerenciar suas demandas, sem serem afetadas com o momento de crise vivido pelo país”, ressalta Antony.

Com sua experiência de 17 anos como profissional de marketing e as descobertas com as pesquisas em Neuromarketing, Antony já utilizou alguns dos conceitos da Neurociência aplicada à motivação, às vendas e ao estímulo de compras resultando em três cases de sucesso entre seus clientes. “Lógico que não há mágica, é preciso testar muito. Mas para sair da inércia temos que aprender coisas novas e esses conceitos aplicados ao marketing e à gestão de negócios podem ajudar bastante”, avalia o profissional, que acrescenta que um dos maiores desafios dos empresários na atualidade está ligado à alta infidelidade do consumidor, gerada, por sua vez, pela falta de um relacionamento que entenda como as pessoas funcionam. “A solução passa pelo entendimento das escolhas de consumo de cada indivíduo e no aprofundamento no pensamento do ser humano. O Neuromarketing entra, portanto, unindo esse processo”, explica.