Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Somente metade das empresas têm backup de suas redes

ISH_Backup de redes

Considerada uma área estratégica para o funcionamento de grande parte das empresas de pequeno a grande porte, a área de Tecnologia da Informação (TI) ainda vem sendo deixada em segundo plano em muitas organizações. É o que mostrou uma pesquisa realizada recentemente pela ISH Tecnologia com líderes das maiores empresas da região sul do Espírito Santo, que compreende municípios como Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Iúna, Alegre, Guarapari, Guacuí e Castelo.

De acordo com o estudo, somente metade dos entrevistados revelou total certeza de que possuem backups das informações de suas empresas e em local seguro, onde possam ser restaurados em caso de alguma catástrofe, incêndio, roubo ou invasão de máquinas por hackers.

Para o diretor Comercial da ISH, Armsthon Zanelato, essa informação é altamente preocupante. “Muitas empresas podem até mesmo falir em caso de perda de informações. Outras podem ter grandes prejuízos financeiros e de imagem corporativa se seus sistemas sofrerem alguma parada, ainda que por alguns instantes. Negligenciar o bom funcionamento da área de TI e da segurança da informação representa altos riscos, que não valem a pena correr”, explica.

Riscos esses que 75% dos entrevistados revelam estar cientes e já ter avaliado. Talvez por isso 52% deles admitem ter feito alguma previsão de investimento para substituição ou aquisição de novos equipamentos de TI para este ano em função de obsolescência ou crescimento da organização. Armsthon alerta, entretanto, que não basta alocar verbas para comprar máquinas que rapidamente tornam-se obsoletas. “A tendência atualmente é terceirizar esse serviço para uma equipe especializada que pode até mesmo alocar o data center das empresas. Com isso, a empresa foca em seu negócio-fim, deixando o suporte tecnológico para um fornecedor”, sugere.

E quando o assunto é crescimento, 40% admitem que acreditam que suas estruturas de TI não estão seguras, monitoradas e preparadas para suportar a maior demanda. “Tal fragilidade pode dificultar o crescimento das empresas quando a economia voltar a ficar aquecida. A hora de deixar a casa em ordem é agora”, explica.

Sobre a ISH

Inaugurada em 1996, a ISH Tecnologia S/A, acrônimo para Information Super Highway, oferece ambiente de Data Center, soluções integradas de segurança e infraestrutura em tecnologia da informação, por meio de serviços, metodologias, ferramentas e outsourcing. Com sede no Espírito Santo e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, atende clientes em todo o Brasil e em alguns países da América Latina. Dividida em três unidades de negócios, a ISH Data Center, ISH Outsourcing e a ISH Integradora, é dirigida pelos sócios Rodrigo Etienne Dessaune, Armsthon Zanelato e Renato Jager e conta com cerca de 220 colaboradores.