Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Vai viajar de carro nas férias? Então, não se esqueça da revisão

carro

O mês de julho chegou e são muitas as famílias que aproveitam esse período de férias escolares para um merecido descanso. Para quem vai colocar o pé, ou melhor, o carro, na estrada, é importante fazer a revisão do veículo e garantir a segurança de todos, além de evitar gastos desnecessários e até dores de cabeça indesejáveis.

Quando as viagens são longas há alguns itens que precisam ser revisados com mais atenção, pois pode haver um desgaste maior de algumas peças quando a quilometragem rodada é alta. É importante também que sejam verificados óleo e água do radiador, que envelhecem e podem danificar o radiador. Além disso, é aconselhável que os pneus sejam mantidos sempre calibrados adequadamente.

De maneira geral, as manutenções periódicas dependem do modelo e são informadas no manual do veículo. No entanto, é importante ficar atento a problemas que podem ser causados por fatores externos, como o uso de gasolina de má qualidade, má conservação das estradas e congestionamentos prolongados, situações mais comuns nos dias atuais.

Segundo o gerente de Pós-Venda da Contauto, Jovani Lazarini Gomes, alguns itens não podem deixar de passar pela revisão. “Os principais são os freios, o alinhamento e o balanceamento das rodas, a parte mecânica, bem como velas, filtros de ar, esticadores de correias e sistemas de ignição”, explica.

Abaixo segue uma lista de itens importantes a serem verificados, mesmo para quem segue a rotina de manutenção recomendada pela montadora. “É importante salientar que o ideal é agendar essa revisão com antecedência, evitando contratempos, como a falta de uma peça que precisa ser trocada”, complementa Jovani.

Confira os principais itens a serem revisados:

Pneus e rodas
- Confira se todos os pneus estão regulares, inclusive o estepe, sem bolhas ou desgastes
- As rodas não podem estar amassadas, com quebras ou trincas, evitando que haja fuga de ar dos pneus

Triângulo, macaco e chave de roda
- Devem estar em perfeitas condições de uso

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas
- Quando estão desbalanceados provocam vibrações ao volante, especialmente em alta velocidade
- Veículos desalinhados costumam puxar o carro para um dos lados, além de desgastar os pneus de forma irregular

Barulhos na suspensão
- As condições do pavimento das estradas levam a um desgaste maior da suspensão. Então fique atento a rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo

Fluidos e filtros
- Verifique se estão na validade e no nível indicado pela fábrica
- Os fluidos e filtros a serem averiguados são: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex)

Sistema elétrico
- Confira se lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente
- Verifique se os limpadores de vidros e desembaçadores estão em ordem
- O nível do reservatório de limpeza deve estar correto e as palhetas não podem estar ressecadas

Outros itens
- Confira também: sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos