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Natura atinge patamar histórico em suas operações internacionais e inova para acelerar crescimento no Brasil

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A Natura alcançou receita líquida consolidada de R$ 1.715,8 milhões no segundo trimestre de 2013. O resultado representa um crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período de 2012 da empresa, que é a maior fabricante de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil. O EBITDA atingiu R$ 409,9 milhões, com margem de 23,9% e o lucro líquido somou R$ 240,2 milhões, com um crescimento de 11,7% em comparação ao ano anterior.

 O grande destaque desta primeira metade do ano ficou por conta das Operações Internacionais, que atingiram a marca de 15,0% dos negócios, maior participação histórica. A Natura mantém a trajetória de crescimento com lucratividade, com margem EBITDA passando de 5,3% no segundo trimestre de 2012 para 16,6% no mesmo período de 2013. As Operações em Consolidação, Argentina, Chile e Peru, apresentaram crescimento de 38,9% em moeda local ponderada no segundo trimestre do ano. Nas Operações mais recentes, México e Colômbia, o crescimento foi de 19,7% em moeda local no 2º trimestre de 2013, comprovando a aceleração do crescimento no México, onde realizamos evoluções em nosso modelo comercial.

Apesar de positivo, o crescimento da Natura nos primeiros seis meses do ano, principalmente no Brasil, está abaixo do esperado pela companhia. Entre os principais fatores que influenciaram o desempenho do segundo trimestre estão a menor frequência de pedidos das nossas consultoras, especialmente no mês de junho, quando nossas vendas ficaram abaixo das expectativas.

Em julho, lançamos a linha SOU, que traz uma proposta inovadora de consumo consciente e que coloca a Natura em um espaço de mercado no qual ainda não estava presente, unindo assim benefícios socioambientais, como o menor impacto possível do processo produtivo, a ganhos de mercado.

A aceleração do crescimento, especialmente no mercado brasileiro, deverá ser percebida ao longo dos próximos meses, impulsionada pela evolução do plano de inovação em andamento e da ampliação dos investimentos em marketing, financiados pelo programa de eficiência de custos.

Como reconhecimento dos analistas de investimentos e investidores ao nosso compromisso com o desempenho econômico, ambiental, social e de governança, a Natura foi premiada pelo IR Magazine Awards Brazil, pelo sexto ano consecutivo, a empresa de Melhor Sustentabilidade Socioambiental.

Análise

“Estamos confiantes na aceleração do crescimento da Natura no Brasil ao longo do segundo semestre. Esse crescimento é resultado de inovação, principalmente com o lançamento de SOU, no início de julho, somado à intensificação dos investimentos em marketing”, afirmou o Vice-Presidente de Finanças e Relações Institucionais, Roberto Pedote.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,5 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.

A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Este investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 67,2%. Por conta da atuação consistente ao longo de anos num comportamento empresarial alinhado com a sustentabilidade, a Natura foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda empresa mais sustentável do mundo – e primeira do hemisfério sul – no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights.