Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Treinamento traz resultados para funcionários e empresa

Psicoespaço 25 anos

Quem nunca se viu buscando a primeira oportunidade de trabalho ou mesmo a procura de um emprego melhor? Estar diante dessas situações pode trazer tensões, ansiedade e até mesmo nervosismo, especialmente em tempos de crise como este. As constantes mudanças no mercado de trabalho e o atual momento econômico têm levado muitos profissionais a repensar suas carreiras e até à recolocação. Em meio ao cenário desfavorável, buscar formas para garantir a competitividade no mercado pode ser a saída. E é dessa forma que o método conhecido como Assessment pode ser realizado e dar assistência aos profissionais.

Segundo a consultora de Recursos Humanos da Psicoespaço, Juliana Cardoso, o Assessment é um instrumento cada vez mais utilizado para avaliar o potencial de profissionais em início de carreira ou mesmo aqueles já com longa experiência. O processo de avaliação busca caminhos que levem a harmonizar características individuais com necessidades organizacionais, para colocar a pessoa certa no lugar certo.

Juliana explica que, por meio de um relatório, de forma concisa, o participante do programa salienta questões importantes como: onde está hoje, onde pretende chegar, o que é necessário fazer para alcançar essa meta, entre outros pontos da carreira e até da vida pessoal, que, se trabalhados em conjunto, poderão favorecê-lo a ter conhecimento e ferramentas para seguir melhores caminhos. O processo completo inclui entrevista, diagnóstico, atualização curricular, orientação para entrevistas presenciais, além de monitoramento de vagas específicas para o perfil do candidato.

O resultado final mostra o perfil de competências, o potencial de desenvolvimento, as lacunas em relação às necessidades organizacionais e as ações imprescindíveis para reverter possíveis obstáculos identificados. “Assim será possível analisar, por exemplo, que características são adequadas a determinadas culturas organizacionais e se essas estão alinhadas com estratégias pessoais”, explica Juliana.

Outro ponto ressaltado pela consultora é que as empresas querem ter assertividade no recrutamento e, dessa forma, garantir uma equipe coesa com os seus valores. “O que elas querem evitar é a rotatividade de profissionais, daí a importância de utilizar metodologias de avaliação e contratação confiáveis”, salienta a consultora.