Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Você sabe o que fazer com as sobras de tintas?

argalit

Lançados sem cuidados na natureza, os restos das tintas podem contaminar a água e o solo, trazendo riscos à saúde das pessoas.

Um dos problemas que podem surgir na construção ou reforma da casa é o que fazer com as sobras das tintas, principalmente aquelas que têm data de validade próxima. As tintas, quando não descartadas corretamente, podem trazer danos ao meio ambiente. Por isso, antes de comprá-las, fique de olho na data de vencimento. Ela representa o prazo de duração da tinta dentro da lata, mas pode ter maior durabilidade se for bem fechada e armazenada.

Ainda durante o trabalho é preciso tomar algumas precauções. O pincel deve descansar imerso na tinta que está sendo usada, apenas coberto por um plástico. Lave os materiais, como pincéis, rolos e bandejas, somente no final do dia, evitando assim o desperdício de água. E o ideal é que, caso sejam guardadas as sobras de tintas, é importante tomar precauções de armazenamento.

“Caso deseje guardar a tinta que sobrou, coloque-a em um lugar coberto e sempre na posição vertical. Limpe bem a borda das latas e mantenha-as fechadas em local que não possua muita umidade ou calor para não acelerar o processo de oxidação, o que ocasiona a perda da validade da tinta. Para as tintas à base de solventes, coloque um pouco de aguarrás sobre a sua superfície, o que formará uma espécie de barreira e impedirá o contato direto com o ar”, explica o técnico do laboratório da Argalit, Eliandro Freire.

O mais indicado para as sobras das tintas é fazer doações para alguém que possa aproveitar o produto, como instituições de caridade que estejam precisando do material. Mas, se a sobra é pequena ou se o produto estiver com o prazo de validade próximo, esgote seu conteúdo em folhas de jornal ou restos de madeira, que podem ir para o lixo comum. Para se desfazer das latas vazias de tintas, limpe-as bem, escorrendo todo o resíduo líquido, raspando o fundo se necessário. Não lave em água corrente para não gerar poluentes.

As embalagens devem ser furadas posteriormente para que elas não possam ser reutilizadas. Os restos de tinta seca, assim como embalagens usadas, devem ser encaminhadas a uma Área de Transbordo e Triagem (ATT) da prefeitura ou para a coleta pública de lixo seletivo ou para empresas especializadas em reciclagem.

E lembre-se: nunca despeje a tinta pelo ralo ou em outros cursos de água. É fundamental tomar as atitudes corretas para reduzir o volume de resíduos, reciclar e reutilizar o que for possível, evitando danos ao meio ambiente.

Produtos alternativos

É possível utilizar produtos que causem menor impacto ambiental? As tintas ecológicas são uma alternativa, pois são formuladas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo, não excedendo 0,1% do volume total. Além disso, recomenda-se escolher sempre tintas e vernizes sem solventes ou que tenham o mínimo de compostos orgânicos voláteis (VOC), sigla como é conhecida em inglês.

A maioria dos produtos à base de água também são considerados bons agentes. Isso porque não contém adição de solventes, o que lhe confere baixo odor e reduz os danos à natureza. É importante ressaltar que as tintas a base d’água estão no topo das prioridades das pesquisas das empresas de tintas. Nesse sentido, o Grupo Argalit é a única empresa do Espírito Santo que produz um esmalte a base d’água, que tem como diferencial não conter solventes,cheiro forte e dispensar o uso de aguarrás.